Cinco pontos essenciais de uma mulher no “Casamento-a-Três”

Trabalhando para ajudar uma mulher solteira a entender as diferenças de caráter e personalidade encontradas entre uma esposa crente e uma mulher do mundo casada, esta Agência analisa agora o que haveria de especial numa moça que contraiu núpcias em Cristo.

Mulheres da BíbliaNeste “mundão de meu Deus”, a maioria dos casais passa por situações que poderiam ser facilmente evitadas se suas vidas estivessem regidas pelo Espírito Santo. Entretanto, sendo seres humanos em constante contradição e descontrole interior, passam a vida inteira a depender da sorte para alcançar a paz e a felicidade, que em Cristo é uma certeza constante. A grande diferença está na Moral cristã: os casais mundanos não têm o discernimento plenamente desenvolvido para perceberem onde está o erro, a saber, neles mesmos.

Por isso é extremamente importante ao casal cristão não esquecer de como eram suas vidas antes de sua conversão, ou observarem como são as atitudes de casais mundanos (sem bisbilhotar a vida alheia, claro), para, no final das contas, manter a visão límpida de que fazer o certo e evitar os erros pode significar perpetuar a relação até a Eternidade.

O que será dito aqui não serve apenas para as mulheres: os homens cristãos também precisam aprender a observar suas esposas e respeitá-las da melhor maneira possível, tendo consciência da necessidade feminina de ser amada e desejada e principalmente, valorizada. Afinal, todo mundo quer se sentir parte da felicidade do(a) companheiro(a), como o item mais importante, e não apenas como uma ferramenta qualquer da casa em que se pega somente quando se tem uma necessidade específica.

No entanto, é preciso ter plena consciência e viva lembrança de que, em determinadas situações, somos nós mesmos, com nossos egoísmos, manias e achismos, quem distanciamos nosso cônjuge, sobretudo com atitudes de surdez para com as opiniões e preferências do(a) outro(a). Algo que deveria ser resolvido tão somente com um diálogo aberto, porém, são testemunhas de conflitos de imaturidade e intolerância incompatíveis com o seguimento do Evangelho. Em muitos casos, as relações estão tão desgastadas que até mesmo o socorro da Bíblia fica menosprezado, os diálogos são suprimidos e os dois praticamente andam caminhos separados, embora morando juntos.

Inobstante, embora não podemos resgatar literalmente o tempo perdido, isso não quer dizer que não possamos reconquistar ou melhorar nossos relacionamentos a qualquer tempo, mudando de atitude conforme orienta a Palavra de Deus. Não devemos esquecer que muitas situações são apenas resultados de reações instintivas que, herdadas de longa data e (má)educação familiar, podem reaparecer a qualquer momento feito um fantasma, e produzir resultados desastrosos para a vida do casal. Enfim, abaixo oferecemos uma relação com cinco mudanças que poderiam constituir uma grande bênção na vida do casal cristão. Acompanhe…

1 – Ela é uma mulher segura

Mulher segura ouve a BíbliaA mulher cristã é segura o suficiente para não ficar preocupada com as amigas do marido, mesmo que mundanas, pois sabe o quanto a fé é importante para ele e assim, pelo contrário, sua esposa até se aproxima delas e aproveita as oportunidades para levar o Evangelho, ajudando o marido no seu ministério.

A mulher cristã não tem medo de perder o marido e por isso, não o prende em casa com medo de perdê-lo para mulher alguma, mesmo uma ex-namorada cristã dele. Ela sabe que seu casamento foi um Casamento-a-Três e que o Senhor da Vida é o Senhor dos dois, e por isso ela não enxerga nem fica farejando as coisas que uma mulher mundana acharia suspeitas. A esposa espiritual sabe exatamente o que seu casamento significa, e por isso sempre come à mesa do diálogo e soluciona todos os problemas pelo amor e pela fé.

2 – Ela é companheira

amantes desenhoUma mulher companheira cristã preocupa-se com o marido e com seu bem-estar, e por isso vez por outra liga para ver se ele está precisando de alguma coisa, sem tomar-lhe o tempo de serviço ou impedir-lhe de prestar atenção ao que acontece ao seu redor.

Uma mulher companheira cristã está ali ao lado para somar e multiplicar, e não para subtrair ou dividir. Uma esposa cristã arruma tempo para se “divertir” com o marido (sem mundanismos), como assistir a bons filmes – veja sugestões de bons filmes no nosso site –, ir a qualquer outro passeio decente, dando sempre prioridade para os programas de sua igreja. Uma companheira cristã é aquela que não apenas sorri com o marido, mas também pode chorar com ele as suas dores, colocando o mundo todo a seus pés nas horas difíceis.

3 – Ela é ativa e proativa

Mulher ajuda nas contas do larUma mulher cristã proativa coloca seu marido pra cima quando ele se sente pra baixo. Uma mulher cristã proativa não deixa de ser uma grande amante. Não espera que o marido tome a frente em todas as decisões, mas demonstra ser capaz de ajudá-lo na hora em que ele é assaltado por dúvidas diante de problemas difíceis, como todo mundo um dia os tem. Ela compartilha as situações para tornar a vida cooperada e mais fácil para ambos.

Ela não espera os milagres caírem do céu: batalha ao lado de seu marido para alcançar o ideal exemplificado nas Escrituras. Uma cristã ativa não é aquela que ergue a voz quando precisa, mas sim aquela que sabe se calar no momento em que a razão passa desconhecida dela ou despercebida pelo casal.

4 – Ela é digna de todo respeito

Vista-se assim-1A mulher cristã verdadeira é tão digna de respeito, com atitudes sérias, que impede qualquer sombra de dúvida no marido e nos filhos, não precisando esconder nada do cônjuge, sendo sempre transparente no quesito “novidades e decepções”.

O marido cristão, apesar de mostrar a força de sua fé, também possui medos irracionais como a lembrança de uma antiga traição por parte de outra mulher, e o fantasma de ser rejeitado ou inferiorizado no julgamento de sua esposa, preferindo muitas vezes esconder tudo para não descobrir suas fraquezas. Infelizmente, alguns cristãos, motivados por este medo, podem botar tudo a perder na busca de uma alma que lhes garanta um valor masculino que nem eles mesmos identificam direito em si. Por isso, a mulher cristã sabe dar o devido valor ao seu marido, sabendo apreciar o que ele tem de bom e esquecendo o que ele tem de ruim. Com o tempo, o mesmo ocorrerá com ele em relação a ela, se já não tiver ocorrido.

5 – Ela é mais que otimista, é realista

Casal cristão feliz-1Uma mulher otimista/realista é importante para a felicidade do casal. É ela que saberá o momento certo de sorrir diante de algum problema que, sem a calma e o bom-humor, as coisas poderiam desandar e criar um conflito entre eles. Ela também está ao lado do marido, dizendo sempre que as coisas irão melhorar, que tudo é apenas uma questão de oportunidade, uma fase diferente, mas que constitui uma lição de Deus para as suas vidas.

A mulher otimista/realista sorri mais e reclama menos (todo homem, seja crente ou descrente, detesta reclamações). Às vezes, por desejar fazer a vontade de Deus, ela até se cala diante das reclamações para evitar um conflito. A cristã otimista é aquela que tem plena convicção de que o amanhã não se faz num segundo, mas sim de pequenas etapas capazes de lapidar e transformar o caráter, permitindo sonhar com um futuro divino.

Enfim, ela se lembra regularmente que algumas mudanças precisam ser feitas com muita paciência e perseverança, ainda mais quando o seu cônjuge está deveras acostumado com sua “vidinha” e com o seu jeito de sempre, e por isso, fica “ressabiado” com esta história de “mudar as coisas”. Entretanto, observe-o atentamente e perceberá que ele também mudará com o tempo e assim, juntos, poderão seguir para uma alternativa melhor de solução dos problemas comuns aos casais cristãos, enquanto não amadurecem até à estatura de Cristo.

 

Sobre John Valente

Prof. John Valente - Especialização: relacionamento conjugal cristão; Formado em Administração de Empresas e Teologia, especializou-se em Ciências da Religião, e participou de diversos cursos e treinamentos na área de relacionamento conjugal, inclusive o Seminário de Relacionamento Afetivo da “Agência de Casamento” que lhe apresentou à sua esposa.
Esta entrada foi publicada em Casamento. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code